terça-feira, 25 de junho de 2013

Má literatura de boa qualidade

Ele chegou ao trabalho particularmente eufórico naquele dia. Explicou-me o motivo de tal euforia, o que me levou a ser contagiado por aquela excitação, pois eu também já a havia vivenciado. Falamos sobre as personagens, acontecimentos, reviravoltas e cenas marcantes. Não falávamos sobre um filme ou capítulo de novela, não senhor. A pauta de nossa confabulação era o livro O caçador de pipas, best seller escrito por Khaled Hosseini.

Os intelectuais de plantão condenarão a obra por nós discutida, dizendo que se trata de má literatura, com baixo teor artístico, coisa para quem não quer pensar em nada. E não são apenas os cabeçudos pertencentes à alta academia que dessa maneira pensam. Há muitos graduandos que já se portam como repudiadores da literatura de massa, ou seja, uns chatos. Já dizia Rubem Fonseca, em O Caso Morel, seu primeiro romance (um best seller, na época em que foi lançado): Raymond Chandler é melhor que Dostoiévski, mas ninguém tem coragem de dizer isso.

Livros como O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, de Dan Brown, e A menina que roubava livros, de Markus Zusak, já se tornaram clássicos entre os mais vendidos. Com narrativa rápida, quase policial, e temas que intrigam o leitor, são uma excelente porta de entrada para a leitura. Afinal, quem não se interessaria pelos segredos do Santo Graal e dos Illuminati, ou pelo fato de a própria Morte ser narradora de uma história contextualizada durante a Segunda Guerra Mundial? 

Muitas pessoas que não têm o hábito de ler reclamam da falta de empolgação com as obras escolhidas quando tentaram adquirir tal costume. Iniciaram suas jornadas, mas acabaram as abandonando antes de chegarem à metade, por acharem aquela atividade muito cansativa. A alta literatura, com o devido respeito, não é a melhor escolha, em sua grande maioria, para iniciados. A lista dos mais vendidos seria a melhor opção.

Em tempo: Brown acaba de lançar Inferno, que figura entre os mais vendidos desde que apareceu nas prateleiras. Eu e meu considerado colega já combinamos de ler a obra, para que mais debates acalorados aconteçam. Fica a dica para aqueles atrás de má literatura de boa qualidade.

Um comentário:

  1. Eu gostei de O caçador de pipas e também de A menina q roubava livros... gostei também de Cidade do Sol, do mesmo autor de o caçador.
    não tenho frescuras ao escolher meus livros, cansei de comprar escritos de autores pouco ou nada conhecidos, alguns até ficaram numa única publicação, e confesso q não me arrenpendi.
    mas tenho uma mania, esquisita eu sei, de comprar livros pela quantidade de páginas, quanto mais, melhor!
    atualmente tenho 10 na fila e o mais fino tem 489 páginas.
    outra 'mania' é não assistir filmes baseados em livros, antes de ler o livro, tendo em vista q muito se perde ao fazer um filme.

    ResponderExcluir