sábado, 23 de março de 2013

Preguiça criativa

Já li vários textos de muitos e talentosos cronistas nos quais eles dissertavam sobre as dificuldades de sua função. Escrever sob encomenda, cumprir prazos, correr contra o tempo. Assim como um quadro que é idealizado aos poucos pelo pintor ou um poema que é trabalhado pelo poeta, acredito que, não somente a crônica, mas qualquer texto, seja ele literário ou não, deva ser feito com paciência, esculpido com vagar, com atenção aos detalhes, tal fosse uma xilogravura.

No momento, encontro-me em uma estranha preguiça criativa. Lembro-me de, no início desse ano, prometer a mim mesmo a meta produtiva de duzentos e cinqüenta textos. O problema é que essas coisas não podem ser medidas pela quantidade. Escrever só por fazê-lo fará desse amador ofício um ato monótono e desprovido de emoção. Para isso, já basta minha rotina no trabalho. Então, por eu ter me imposto essa missão, estou um tanto quanto impaciente com essa falta de produtividade, mesmo sabendo de tudo que descrevi acima sobre a proporção inversa entre qualidade artística e alta cadência produtiva.

Tenho tentado escrever resenhas, mesmo quando não tenho inspiração para realizá-las. Até a leitura tem sido algo improdutivo. Temo haver alguma engrenagem que necessite de manutenção ou troca em meu abalado sistema. A mente se perde no espaço, volta, vai-se de novo, as páginas não fluem. Excetuando-se as notícias de jornal, narrativas indiferentes e corriqueiras essas, romances, contos e até as histórias em quadrinhos estão encontrando um estranho e impenetrável bloqueio. As palavras também andam me escapando, não somente pela falta de inspiração, mas sim por conta de erros imperdoáveis mesmo para um medíocre aluno de Letras, que tem confundido palavras, distorcendo tudo, passando situações constrangedoras. Uma lástima.

No dicionário Aurélio, o termo “fase” possui várias definições, aplicando-se uma a esse caso: “época ou período com características definidas”. Espero que esse momento constituído de hiato produtivo seja breve e que eu volte a escrever de maneira fluente e prazerosa, como falso, chinfrim e canastrão jornalista que sou, caso contrário, o dono desse blog emitirá uma carta de demissão por justa causa ao seu único e fiel empregado.

4 comentários:

  1. Murilo,

    essa "preguiça criativa" deve ser resultado de uma estafa mental.
    não exija tanto de si mesmo, você que gosta tanto de ler e escrever não se torne escravo de seus prazeres.
    que essa fase seja breve e que não cause nenhuma demissão.

    p.s: adorei a resenha "Max e os Felinos: a armadilha literária de Scliar", nem deu tempo de comentar e ela sumiu.

    Beijos, cuide-se.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do termo "preguiça criativa". Realmente, combina muito bem com a fase que me encontro. Falta de tempo e todos aqueles famosos contratempos que você já deve conhecer.
    Você estabeleceu uma meta bem grandinha, hein? São muitos textos para apenas um ano! Costumo fazer um por semana e ainda tenho muito medo da escrita sair muito forçada devido ao fato de ser imposta como um meta. Concordo plenamente com o comentário de cima: "Você que gosta tanto de ler e escrever não se torne escravo de seus prazeres." De qualquer modo, sempre que leio seus textos, nunca vejo perda de qualidade. Enfim, até sua falta de criatividade rendem textos criativos!
    p.s.: Estava percorrendo a "lista de leitura" do Blogger, vi a resenha "Max e os Felinos: a armadilha literária de Scliar" e fiquei morrendo de curiosidade porque recentemente vi uma reportagem falando a respeito da obra. Por que apagou?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Aline. Eu mesmo tomo cuidado pra não me exceder nas coisas que gosto de fazer. Hum. Preciso refletir sobre isso. ...http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Relaxa, não se cobre por isso... é melhor escrever qndo tiver vontade do q escrever por obrigação ou para manter a promessa, a qualidade cai qnd não tem tesão na coisa e isso é em qualquer situação.

    eu amo fotografia, mas dei uma parada pq não estava feliz em fotografar por obrigação, pq tem q fazer, pq os outros esperam q eu faça, q eu produza, q eu apresente resultados.

    e engraçado, empaquei em algumas coisas também, a escrita é uma delas e você já sabe, a outra é o livro q estou lendo, Crime e Castigo, não consigo passar do capítulo III e ao mesmo tempo em q isso me incomoda, não consigo sentar e ler pra terminar.

    ResponderExcluir