quarta-feira, 6 de março de 2013

A ótica de Vladek Spiegelman

Quando o tema holocausto é colocado no centro de uma obra, seja ela literária ou cinematográfica, muitos dirão que a intenção de seu autor é ganhar foco e prêmios. 

De fato, filmes que retrataram os horrores da Segunda Guerra Mundial (como O Resgate do Soldado Ryan e O Pianista) ganharam uma quantidade razoável de Oscars, assim como livros (A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado, por exemplo) viraram best sellers.

Porém, por mais que se pregue que o motivo das premiações foi a temática, as obras acima citadas são de excelente qualidade, pois aproximam leitores e espectadores daquela inimaginável realidade. Recentemente, descobri que uma história em quadrinhos premiada com Pulitzer, não apenas aproxima, mas extrapola essa grande barreira e coloca seu leitor dentro dos campos de concentração nazistas, ao ponto de sentir o odor da podridão dos campos de extermínio.

Maus, de Art Spiegelman, é uma obra conhecida no mundo todo pela sinceridade com que os fatos são narrados. Spiegelman, através da voz de seu falecido pai, personifica com maestria os judeus como ratos e os nazistas como gatos através da ótica de Vladek Spiegelman, que relata a seu filho a desgraça que acometeu toda a sua família em paralelo com a derrocada polonesa diante da invasão alemã. Vladek, um velho ranzinza, racista e reacionário, mostra o quão escabrosas podem ser a situações que um homem se sujeita para sobreviver.

O quadrinista se envolve de tal modo com os relatos de seu pai, que todo aquele absurdo chega a afetá-lo psicologicamente, gerando uma profunda crise existencial. Seu traço simples e competente apresenta uma realidade nua e crua, que nem o cinema e todos os seus efeitos especiais, ou mesmo a literatura, com seu infinito poder imaginário, poderiam representar.

Independente dos prêmios e clichês, Maus deve ser lido com uma visão diferenciada, mesmo por aqueles que ainda duvidam que o holocausto realmente aconteceu.  

2 comentários:

  1. "Amigos? Fique trancado num bunker com um único naco de pão... AÍ você vai ver quem são seus amigos!"

    ResponderExcluir
  2. Ainda falta eu conhecer quadrinhos adultos de qualidade. Sou viciado em livros. http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir