sábado, 14 de janeiro de 2012

Um conhecimento prazeroso e vitalício

Desde que me conheço por gente, sou fiel leitor de tudo quanto é tipo de coisa, principalmente as impressas. Cresci lendo jornais e histórias em quadrinhos. Depois, mais crescido, a literatura, tanto a que me foi apresentada na escola como a que conheci fora dela, também viria a ocupar grande parte do meu tempo.

E foi na escola que também desenvolvi uma paixão imensa por outra disciplina, que infelizmente, nos períodos dos ensinos fundamental e médio, fora-me ensinada de maneira parca e desleixada. Só depois de começar a trabalhar é que obtive recursos para aprender a gramática da língua inglesa decentemente.

Muitos dizem que, hoje em dia, o inglês é uma coisa essencial para todo aquele que deseja ser "alguém" na vida. Sinceramente, eu não sei se isso é verdade. Depende do que cada um busca para si. Eu estaria no mínimo sendo muito suspeito ao ser adepto a esse tipo de pensamento. Estudo inglês porque realmente gosto muito do idioma e 90% das bandas que ouço e dos filmes que assisto são provenientes desse idioma. Digo 90% porque atualmente estou a deleitar-me (se me permitem ser um tanto quanto poético) com a descoberta de um outro idioma que, para mim, é deveras muito mais complexo. 

A paixão pela literatura e pela língua inglesa levaram-me a presta vestibular para o curso de Letras. Vestibular superado e matrícula feita, cabia-me então classificar minhas preferências num rol de seis línguas estrangeiras, das quais duas seriam as que obrigatoriamente seriam seguidas por mim durante o primeiro ano. Como não poderia deixar de ser, o inglês foi a primeira. Cito aqui as duas seguintes: alemão e francês.

Por conta de minha classificação entre os recém ingressos, acabei por não conseguir vaga entre os privilegiados que estudariam o idioma da terra da rainha e sua literatura. Fiquei, então, com a segunda e a terceira. Após uma frustração inicial,descobri que esse fato acabou por ser o melhor que me poderia ter acontecido.

Apaixonei-me por ambas as línguas, mas a alemã foi a que mais me cativou e é a que me acompanha até hoje juntamente com o inglês, que continuo a estudar fora do âmbito acadêmico. Talvez por conta de sua sonoridade ou pela própria história e cultura do país, providas de nomes como Goethe, Einstein, Beethoven, Bach, Nietzsche, Hegel e tantos outros gênios. Ou pelo cinema, que me apresentou os grandes diretores Wim Wenders e Werner Herzog. Ou pelas tirinhas mudas, porém contundentes e anárquicas de E. O. Plauen. Ou pelo próprio futebol de Beckenbauer, Matthäus e Klinsmann. Enfim, motivos não faltam.

O fato é que aprender sobre línguas e culturas estrangeiras nos dá munição para conhecermos o mundo, além do prazer que o próprio conhecimento nos propicia. Devemos, sim, conhecer nosso país o máximo que pudermos, afinal, nossas raízes encontram-se aqui. Mas conhecer uma cultura estrangeira é igualmente importante.

Para o seu próprio bem e deleite, caro leitor, recomendo fortemente que faça sua matrícula em uma escola de línguas estrangeiras. O conhecimento que ali adquirir será vitalício e só lhe fará bem.

19 comentários:

  1. tanto as literaturas britânica quando americanas são fantásticas. Tenho esse "amor" pelo inglês também. Pretendo esse ano investir no francês, que é o berço de grandes escritores, poetas, filósofos, sociólogos, linguistas... valorosa sua reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Instantâneo, os franceses também são uns monstros das humanidades. Estudá-los em sua língua original deve ser algo magnífico.

      Abraço.

      Excluir
  2. Acho lindo aprender línguas. Queria muito saber o inglês, ainda é um objetivo na minha vida. Meu ex-marido falava e escrevia muito bem o inglês, via filme sem legenda, sabia até expressões própria dos países que falam essa língua. E ele nunca estudou em colégio, é um autodidata. Era algo que admirava nele.

    Gosto do francês tem uma sonoridade interessante e eu pego com mais facilidade do que o inglês.

    Olha, gostei do comentário que fez sobre meu vídeo, simples e direto ao ponto.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, aprender outros idiomas é uma grande experiência.

      Quanto ao meu comentário sobre seu vídeo, bem, para que inventar, não é?

      Abraço.

      Excluir
  3. Quando jovem iniciei um curso de inglês, mas infelizmente logo desisti, por comodismo. Tenho vontade de estudar inglês, mas não sei se através de cd's aprenderia bastante, ou se o melhor mesmo é num curso presencial. http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Carlos, acho que qualquer forma de aprendizado é válida. Ao acompanhar a letra de uma música você, de uma forma ou de outra, também está aprendendo, além , lógico, do prazer que esse ato lhe propiciaria.

      Abraço.

      Excluir
  4. Tenho vontade de aprender todas as línguas que no mundo existirem só para nunca mais ler uma obra traduzida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma vontade que também tenho, minha cara Camila.

      Abraço.

      Excluir
  5. O conhecimento nos enriquece e nos torna pessoas melhores, somos grandes a medida que entendemos o mundo e suas diferenças culturais,a linguagem certamente é uma das ferramentas que, ao nosso dispor, possibilita tudo isso.Sempre dosado na medida! Eficiente forma de comunicar.Mais uma vez surpreso! Do grande amigo e fã:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande comentário reflexivo, meu caro amigo Byjotan!

      Um abraço.

      Excluir
  6. adoro alemão e francês...
    do alemão conheço os palavrões e do francês os galanteios e gentilezas, e não há nada como esculhambar alguém em alemão ou amar em francês.
    tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi uma vez em um filme, não lembro qual, em que uma personagem dizia que "xingar em francês é como limpar a bunda com seda."

      Abraço, minha cara Sentimental.

      Excluir
  7. taí, nunca tinha pensado assim, mas é verdade... só q nada, nem seda, substitui um bom xingamento em alemão.

    ResponderExcluir
  8. Hahaha! Pois é, esse idioma de sonoridade brutal também me fascina. Estou em um curso intensivo até dia 31 desse mês. Sehr gut!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Taí, um intensivo de alemão seria muito interessante...

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para aprender francês! :D
    Mas pretendo fazer um curso de inglês antes. Eu gosto de inglês e tenho interesse em aprender, mas devo dizer que, infelizmente, tem vezes que a escola tornou isso um tanto chato. =/
    Mas bora lá! É sempre bom aprender. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça o que viu na escola. Aprender vendo filmes, ouvindo músicas e lendo na internet é muito melhor.

      Excluir
  11. Engraçado, acabei de publicar um post sobre ler em inglês lá no blog e caio aqui. ;)
    Você lê livros em inglês? Apesar de ter tido uma base muito boa e ter feito intercâmbio, acredito que ler é o que me fez manter e ampliar meu vocabulário. Indico sempre.
    Meu marido fala um pouco de alemão, acho uma língua bela. Mas nunca tive coragem de aprender. Agora estou encantada pelo Espanhol. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, apesar de gostar muito do idioma ainda não aderi o hábito de ler livros em inglês. Leio apenas alguns textos na internet. Mas vou me valer do seu exemplo. A prática é o que nos faz adquirir mais e mais léxico.
      A língua alemã é sensacional. Para mim é um grande desafio estudá-la. Nada pode traduzir o prazer de conseguir desvendar o significado de uma simples frase.

      Um abraço.

      Excluir