quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O fardo da escrita

Quando criei esse blog, minha intenção era bancar o jornalista. Sim, articular temas, como literatura, música, cinema, política, futebol, enfim, que fazem parte da minha vida e de todos os seres humanos que me cercam, bem como os que se encontram a distâncias maiores, como é o caso da maioria dos que aqui leem meus escritos.

Pois bem. Nesse tempo que passei e passo aqui, devidamente acomodado em minha desconfortável e velha cadeirinha, olhando para a tela do meu surrado e camarada notebook, descobri e descubro cada vez mais que escrever é doloroso. Não digo pela falta de ergonomia proporcionada pelo muquifo que é meu quarto, nada disso, eu gosto dele, abafado e desarrumado como é. Na verdade eu me refiro mesmo é ao ato de escrever.

Dizem que para ser escritor é preciso nascer com o dom da escrita. E quando digo escritor, englobo todos os que exercem de forma profissional ou amadora esse ofício, tais como romancistas, poetas, roteiristas, jornalistas, colunistas, blogueiros, enfim, até o técnico que escreve uma bula de remédio.

Bom, no meu caso, se venho aqui e escrevo gramaticalmente tudo (ou quase) de maneira correta, não é porque está no meu sangue ou nasci autodidata, mas sim porque, já nos idos da minha infância, lia muitas histórias em quadrinhos e até jornais. Depois, com o tempo, parti para leituras mais complexas e adquiri certo vocabulário.

Digo isso porque, como já foi mencionei acima, escrever realmente é um martírio. Minha criatividade é bem limitada para escolher ou criar um tema que possa parecer interessante aos meus seguidores. Muitas vezes fico muito preocupado com o próximo assunto a ser escrito. É a tal síndrome do papel em branco.

Navegando por esse universo chamado blogosfera, encontrei muitos escritores que demonstram ter muita facilidade para exercer a sua função devido à grande qualidade e quantidade de textos que expõem. Alguns são personalidades conhecidas do público em geral e outros agem de forma mais independente, sendo conhecidos apenas por quem atua no meio ou garimpa, de fato, informação de qualidade na internet.

Dos mais famosos, fico impressionado com a escrita de Humberto Gessinger, Joca Reiners Terron, Vanessa Barbara, Carol Bensimon, Tony Bellotto e Xico Sá. Dos menos conhecidos, delicio-me com Vanessa Bencz, Sentimental, Sérgio Dantas, Dama de Cinzas, Jorge Luiz Tavares, Jo e Camila. Todos parecem escrever com grande naturalidade, tão simples como se respirassem.

E, claro, há aqueles escritores que fazem e fizeram história por possuírem  imaginação e criatividade ímpares. Na minha lista estão (necessariamente nessa ordem) Rubem Fonseca, João Guimarães RosaEdgar Allan Poe, Neil Gaiman, Alan Moore, Raymond Chandler e outros e mais outros. 

O próprio Rubem Fonseca, por meio de suas personagens, sempre deixou claro que ser escritor é o pior dos ofícios, pois trata-se de um fardo pesado e solitário. Concordo com ele. E, até onde minha pífia criatividade lexical permitir, continuarei por aqui a carregá-lo.

23 comentários:

  1. Olá! Obrigada por seguir meu Blog: Jeito Lunático! E concordo com você, a escrita de Humberto Gessinger me impressiona e me fascina também, tenho dois livros dele e a cada página lida me fascino cada vez mais. Ele sabe colocar sinceridade como ninguém nas linhas. Não conheço você e nem sei como achou meu Blog (risos!), mas fico imensamente feliz quando conheço pessoas através desse mundo paralelo que a internet nos propoporciona. Sua escrita também é impressionante. Parabéns!! Lerei sempre seu Blog. E thank's pelo comentário na minha postagem. Abraços! Seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade eu conheci o lado escritor do Gessinger recentemente. Sempre gostei muito de Engenheiros do Hawaii, com suas canções simples, porém contundentes, e a escrita dele só fez com que eu aumentasse minha admiração por seu intelecto.

      Obrigado pelos elogios e por me seguir. Espero fazer mais textos de qualidade para que você volte sempre.

      Abraço.

      Excluir
  2. Obrigada querido! Um elogio vindo de você é muito, porque admiro demais a forma como você pensa e o jeito como escreve. Pode ter certeza que tem um talento para escrita. Seu blog está no rol dos que mais gosto. E os blogs que mais gostos são aqueles que quando vejo que tem uma atualização, certamente terei algo para comentar, porque o texto me envolve.

    Quanto a mim, sou uma amadora que precisa escrever para manter a sanidade mental...rs. De todas as formas de expressão sinto que a escrita é a mais fácil para mim, mas sinceramente não me acho boa escritora, acho que não seguraria a barra de ser uma escritora profissional, me considero uma escritora razoável para o básico. Por isso gosto dos blogs, a gente escreve sem compromisso e isso me deixa livre para me soltar.

    Beijocas e depois vou conferir os outros blogs que listou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, então, para nós, seus leitores, que você resolveu despejar toda a sua loucura em uma página aberta ao público em geral, Dama. E fico lisonjeado por ter meus pensamento e escrita admirados por uma blogueira experiente como você.

      Abraço.

      Excluir
    2. Minha admiração é sincera, tenha certeza!

      Beijocas

      Excluir
  3. Obrigado por mencionar o meu nome no seu blog. É uma honra enorme e serve de estímulo para prosseguir fazendo o "São os tiras!" Escrever é difícil para qualquer um. Toda semana é o mesmo problema. O que escrever? Qual tema abordar? As ideias ficaram claras? São questionamentos que atormentam os escritores, desde o iniciante até o perito. Somos todos reféns da maldita folha em branco.

    No mais, digo que prossiga com o blog. E que este seja um instrumento para interligar as diversas formas de pensar ou escrever. Principalmente, quem escreve de maneira independente. Precisamos fazer divulgação dos blogueiros desconhecidos. Quando eu twitto, ou divulgo por outro canal algo seu ou vice-versa, estamos contribuindo para que venha a novidade. Os grandes blogueiros tem a gente para fazer esse trabalho de divulgação. Nós temos a quem? Nossos companheiros de blog. Sigamos adiante com essa tarefa cansativa e gratificante.

    Não escrevo tão bem quanto Murilunk, mas um dia eu chego lá.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse em nossa breve e recente conversa pelo Twitter, eu divulgo o que é bom. E seu blog, assim como os outros que foram mencionados, é uma excelente fonte do saber. O período que mais temo, com relação à folha em branco, é o de aulas. As minhas começam na semana depois do carnaval. Todo ano é a mesma história: eu tento me organizar para cumprir todos os prazos acadêmicos e conseguir fazer coisas à parte, mas acabo por não conseguir. Nesse ano, estou tentando fazer diferente. Nessas férias, leio e assisto tudo o que eu já havia planejado, para não haver conflitos no período de aulas.

      Concordo com relação à divulgação. O Twitter é uma excelente ferramenta para proliferarmos.

      Você escreve melhor que Murilunk e, tenho certeza, que está perto de chegar lá (aonde quer que seja).

      Abraço.

      Excluir
  4. Uau!
    citada duas vezes na mesma semana, em ótimos blogs, cada um com seu jeito ímpar de ser, e ler isso justo no dia em q o mundo resolveu desabar na minha cabeça, é simplesmente tudo de bom.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e mesmo q sua intenção fosse uma e o blog tenha seguido outro caminho, garanto, você nunca ficará sem assunto... pode deixar a preocupação com a tal da síndrome do papel em branco de lado.

      Excluir
    2. Oi, gostei de saber com teu comentário e agora te lendo, que tu comecou a gostar de ler com os gibis. Eu comecei mt tarde, com 12 anos por causa de um professor de portugues. Ja meus filhos comecaram como vc, com a turma da monica :-)

      Nao entendo o porquê dessa ansiedade, vc escreve bem, corretamente e tem temas interessantes. E é um treino né? Pra algo talvez mais serio no futuro, ja que tua faculdade é letras. Relaxa!

      Esse Gesssinger é o cara dos eng. do hawai?? putz se for eu ja fui mt fa dele, vou dar uma olhada.
      Um abracao

      Excluir
    3. Mesmo com o mundo desabando ao seu redor (espero que não seja nada de muito sério) você continua sendo uma blogueira das mais influentes, Sentimental. E espero, para você e para mim, que assuntos não faltem mesmo!

      Não é bem uma ansiedade, Nina, é como comentei com o Sérgio acima, tem dias que as ideias parecem não fluir e, pelo menos para mim, embora seja prazeroso ver um texto pronto, ele sai de maneira muito "suada". Mas é como você disse, com tempo e treino, chega-se lá. Sim, é o vocalista da banda Engenheiros do Hawaii. Acho que todos de nossa geração, em algum momento da vida, já foram fãs das músicas do Humberto. Vale a pena conferir o blog dele, sim.

      Abraços e obrigados às duas.

      Excluir
  5. Bem... costumo dizer que.. 'escrevemos aquilo que já não cabe mais em nós, a ponto de necessitarmos jogar tais palavras ao vento que sopra rumo ao desconhecido.'

    Blog interessante!

    Amplexos! =)

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Lédyce, escrever é jogar areia no vento. O que sai de nossas mentes não mais nos pertence.

    Obrigado pelo elogio.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada!!!!
    Foi só ontem, passou, hoje é tudo novo de novo, e eu não dou à ninguém o direito estragar o meu dia... foi realmente uma coisa muito chata, me incomodou bastante mas faz parte do passado. chorei, gritei, esmurrei o volante do carro e depois de uma bela dormida sou outra.
    e não vai faltar assunto pra gente, garanto.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Fardo bom esse não é ?
    Gostaria de escrever assim, longamente, com desenvoltura ... confesso uma dificuldade.
    Fiz quase um período do curso de letras, por uma queda pela escrita, mas me entreguei a Psicologia e desisti.
    Escrevo de forma breve, concisa, até corrida por assim dizer.
    Adoro ler, adoro ler a facilidade (ou a aparente facilidade) com o que os outros escrevem.
    E você parece ter essa facilidade ... o dom.
    Também, com tantos professores gabaritados.

    Gostei do blog.
    E o que significa 'Donnerwetter' ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria realmente que fosse um dom, mas acho que foi com muito treino mesmo, viu Aline? Redações, leituras, enfim, essas coisas que sempre gostei de fazer desde as séries do primário.

      Que bom ter gostado do blog. "Das Donnerwetter" é uma palavra composta alemã que significa algo como "raios me partam". É muito usada para expressar admiração com relação a algo ocorrido.

      Abraço.

      Excluir
  9. Acredito que seja um trabalho penoso para qualquer pessoa que escreve, até mesmo aqueles que o fazem com grande naturalidade.

    Semana passada dei uma lida em seu blog, acredito que uns dois textos, mas confesso que fiquei envergonhada em comentar algo, por mais simples que fosse. Me senti assim porque seu vocabulário realmente me espantou. Como posso dizer... "engenhoso e rebuscado" haha. Ao mesmo tempo, é bastante acessível e agradável de ler. Lembrou-me um professor de geografia que tive no Ensino Médio...

    Adorei aqui. Caso não se importe, voltarei mais vezes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Puxa, obrigado pelos "engenhoso e rebuscado". Confesso que não enxergo meus textos dessa maneira. Fico feliz que tenha gostado e, é claro, que almeje continuar frequentando esses espaços, com comentários, que serão sempre bem-vindos.

      Com relação à sua menção ao presente post, pois é, quando escrevemos, acho que é uma parte de nós mesmos que fica para trás.

      Abraço.

      Excluir
  10. Palavras, motivos reais e intenções explícitas, as vezes também me faltam!Me faltam forças, igualmente, para conter o meu EGO inflado pelo orgulho de ser citado em seu blog. Você nunca foi uma simples pessoinha que escreve; Acredite! Existe algo maior esperando pela sua genialidade.Que suas palavras, sempre bem ordenadas, continuem a expor um pouco do seu vasto universo de conhecimento para todos nós,ávidos leitores e blogueiros de uma esfera da escrita que soa diferenciada e cúmplice.Abraço terno de leitor fã.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, como você bem sabe, mestre Byjotan, minha decisão de tornar-me blogueiro se deve em quase sua totalidade aos seus incentivos. Obrigado pelos elogios e pelo comentário sempre poético.

      Abraço.

      Excluir
  11. esse texto me pareceu bom e natural. se vc se esforçou pra escrevê-lo, não transpareceu. então, blza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ele lhe pareceu dessa maneira, Moiselle. Demorei um bom tempo para compô-lo, na verdade. Mas espero que com a prátca essa dificuldade seja superada.

      Abraço e volte sempre, se puder.

      Excluir