domingo, 10 de junho de 2012

Mocinhos e bandidos

Para esse ano, muito anseio pelo lançamento de um filme que chegará às telonas apenas no natal: Django Unchained, dirigido pelo fantástico Quentin Tarantino. Além de ser grande admirador da obra desse diretor, outro fator que muito me instiga a esperar esse longa com grande impaciência é o gênero ao qual ele se encaixa: será um western ou faroeste ou mesmo "bang-bang", nome que os antigos davam a esse tipo de filme.

Desde muito novo já tinha contato com esse tipo de ficção. Não através do cinema, mas com as histórias em quadrinhos protagonizadas por Tex Willer (destacado na imagem ao lado) e Kit Carson, uma dupla de rangers que aterrorizava os bandidos mais temidos do velho oeste. Criado pelo italiano Sergio Bonelli, Willer era dono de um carisma fantástico, além de possuir um senso de humor que muito agrada a seus leitores, através de diálogos sarcásticos com seu companheiro Carson, ou mesmo antes de colocar seu inimigos para dormir.

Outro personagem ao qual eu também fui leitor assíduo era Zagor, o "Espírito da Machadinha". Idealizado por Guido Nollita (pseudônimo de Sergio Bonelli), Zagor, educado por índios após a morte de seus pais, também é um famoso combatente do velho oeste, tendo como companheiro o engrassadíssimo mexicano gorduxo Chico. Tanto Zagor quanto Tex tinham como inimigos assaltantes, assassinos e tribos indígenas hostis, que davam aquela clássica aparência ao gênero: as disputas entre mocinhos e bandidos.

Essas batalhas são mais conhecidas no cinema. Diretores e atores como John Ford, Sergio Leone, Clint Eastwood e John Wayne criaram e interpretaram personagens que ficaram marcados na história do cinema. Para ir me aquecendo, enquanto espero pela chegada do novo Tarantino (que já se utilizou de elementos do western nos dois volumes de Kill Bill), revisitei alguns dos memoráveis filmes desses grandes artistas.

The Good, The Bad and The Ugly (Três homens em conflito, no Brasil) é certamente um dos melhores filmes do gênero, que mostra ao espectador uma primorosa direção de Leone, além de um clássico e impecável Eastwood. Unforgiven (Os Imperdoáveis), dirigido e protagonizado por Clint Eastwood, também  faz jus ao Oscar de melhor filme que recebeu em 1992. E The Searchers (Rastros de ódio) é um clássico de John Ford interpretado por um ainda mais clássico John Wayne.

Essa trupe de diretores, atores, escritores e personagens certamente muito influenciaram Tarantino na composição de sua trama, protagonizada por Jamie Foxx, que terá a companhia de Christoph Waltz e Leonardo DiCaprio. Espero que, assim como as obras acima citadas, esse filme possa ser inserido com um "grande" na história do western.

Um comentário:

  1. Gosto muito de QT, mas faroeste não me agrada, mesmo sendo dirigido por ele.

    ResponderExcluir