sexta-feira, 9 de março de 2012

Fragmentação das tarefas semanais

Enfim, começou meu ano acadêmico. Então, até o final do ano estarei envolvido com textos teóricos e ensaísticos ligados à linguística ou literatura, além de provas, seminários, pesquisas, trabalhos em grupo e etc. E, como nos dois últimos anos, estou fazendo de tudo para que eu não me complique com meus compromissos, o que faria eu ter de abandonar certos hábitos, como ler livros ou histórias em quadrinhos por minha conta, assistir filmes, ouvir um bom disco e, claro, escrever nesse espaço. Deixa-se claro que falhei nas últimas tentativas.

As tarefas são muitas. Além das leituras recomendadas vorazmente pelos professores a cada aula, estudo dois idiomas (inglês e alemão), que, para vingarem, precisam ser estudados regularmente. Para tanto, fragmentei meus dias em vários pequenos períodos, para que eu possa atender todas as demandas e recolher os possíveis dividendos.

Deverei, então, reservar um período cronometrado de mais ou menos vinte minutos, em meu horário de almoço, para leituras recreativas. Pode parecer um exagero, mas minha felicidade e bom humor dependem totalmente delas. Em meio à correria, corta-me o coração olhar para minha estante e ver tantos títulos à deriva, que não são lidos por possíveis atos indisciplinares de minha parte.

Dez minutos diários para o estudo dos idiomas acima citados, com a finalidade de aprimorá-los e fixá-los em minha mente. Somados, resultam em pelo menos uma hora de aprendizagem semanal individual, além das aulas regulares. 

Finais de semana, pelo menos durante o período em que o sol estiver a brilhar no céu, serão dedicados à leitura dos muitos e variados, além de complexos, textos acadêmicos. Poderia não ler todos, mas sim apenas aqueles com os quais eu mais me interessasse. Porém, essa atitude traria um desequilíbrio em meu boletim, o que me deixaria, deveras, entristecido. As noites podem ser reservadas para filmes ou qualquer outra forma de divertimento.

Corridas vespertinas no parque às segundas, quartas, sextas e sábados (podendo esses serem substituídos pelo domingo), para que minha recuperação de condicionamento físico seja mantida. Se há algo com o qual me encontro muito feliz no momento, é o meu recém adquirido hábito, como já cheguei a escrever nesse espaço, do famoso cooper. Mantê-lo é fundamental.

Encontrar brechas para manter esse blog ativo. 

E, por último, e essa é a mais difícil das tarefas, controlar meu stress.

Amém.

13 comentários:

  1. Uau! Quanta coisa! As vezes as tarefas surgem com tamanha intensidade que parece ser impossível dar conta de tudo a menos que nos tornemos dois de nós mesmos.
    Espero sinceramente que consiga cumprir tudo o que deseja durante este árduo ano, e claro, consiga manter o blog ativo. Sem stress, certamente. haha' Apesar de serem muitas atividades, acredito que isso fará um bem demasiado a você. Crescer culturalmente nos faz um bem e tanto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cansaço todo tem mesmo que trazer algum tipo de crescimento cultural como fator benefício, Pérola.

      Beijo.

      Excluir
  2. Existe uma frase feita que diz que se você quer encontrar alguém que tenha tempo para fazer algo mais, busque uma pessoa muito ocupada. Porque a relação é diretamente proporcional, quanto mais ocupada uma pessoa, mais tempo ele encontra para se ocupar mais, e vice-versa... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Pior que é verdade, Dama. Mesmo estando sobrecarregado, sempre acabo arrumando mais compromissos.

      Beijo.

      Excluir
  3. É uma carga pesada. Mas do modo como você escreveu, parece que tá conseguindo organizar bem o seu tempo, sem se esquecer das leituras recreativas, durante o horário de almoço. Também pensando na manutenção da boa forma física, como correr, que é importante, para manter uma boa saúde. Abraços. http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planejamento e organização são relativamente fáceis de se fazer, Carlos. O pior mesmo é a execução desses procedimentos. Como o tempo é escasso, qualquer deslize culmina em uma bola de neve.

      Abraço.

      Excluir
  4. uau ! quanta coisa pra fazer !
    vou tomar nota dessa sua organização de tempo e tentar por em prática. sou muito desorganizada quanto a isso !
    De tudo isso, espero que ainda encontre tempo para escrever.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. p.s: Não te agrada estudar poesia na faculdade ???
      seja como for, fica à vontade para buscar poesia por lá. obrigada.

      Excluir
    2. Pior é que não sou tão organizado assim. E só a intenção de sê-lo. Mas obrigado por se inspirar nessa minha lista de tarefas.

      PS: pois é, não sou uma pessoa lá muito poética.

      Excluir
  5. Teus comentários são injeções de ânimo pra mim.

    PS: teu olhar já é cheio de poesia. Entende?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom eu ser uma seringa da ânimos para você.

      PS: eu tento, mas não entendo.

      Excluir
  6. Acho ótimo quem consegue administrar o tempo dessa forma...

    Eu já tentei e, até agora, não obtive sucesso. Ultimamente, tenho tido picos de stress (como você!) e a preguiça tem acalentado o meu corpo.

    Acredito que seja uma fase, e estou dando este tempo, até para eu colocar a cabeça em ordem...

    Portanto, desejo sorte e dedicação neste momento!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. uau!
    não consigo pensar na minha vida assim, com horários e regras e milimétricamente planejada.
    deixo correr solto, estou sempre na correria e uma coisa aprendi, parei de me cobrar.
    nas últimas semanas eu estava viajando e esqueci de email, blog, vida e tudo o mais, menos da família, mas se fosse há uns 3 anos eu teria enlouquecido por não atualizar o blog, não responder emails, e outras tantas coisas q deixei de fazer nesses dias q tirei pra mim e pro meu umbigo.
    bjs

    ResponderExcluir