domingo, 18 de março de 2012

Onde está a poesia?

Durante esse ano, as matérias relacionadas à literatura no meu curso de graduação em Letras serão basicamente sobre um gênero que particularmente sempre me causou algumas dores de cabeça. Nada contra os escritores e leitores que apreciam tal vertente, pelo contrário, admiro quem o entenda e consiga extrair de suas palavras o maior número de significados que muitas vezes não correspondem ao seus significantes. Ah, já ia me esquecendo. Refiro-me à poesia.

Já nessas primeiras semanas de aula aconteceram alguns debates em sala de aula, dos quais logicamente não participei. Os amantes de versos e estrofes deram diferentes pareceres sobre suas experiências poéticas, de como achavam profundas e tocantes as palavras escritas por esse ou aquele poeta ou que era impossível não se sentir tocado pelos apelos subjetivos daquele outro. Confesso que fiquei a boiar. Mas de tanto boiar, acabei por chegar a algumas (in)conclusões.

Durante essas aulas, aprendi que a poesia é tida como o processo de produção e o poema como o produto. Posso enxergar poesia em qualquer lugar. Mas isso dependerá de minha sensibilidade. O poema é reconhecido pela imagem, pelo som, pelo ritmo. Logo, não sou sensível a esse tipo de experiência. Soube também que alguns alunos acham que quem estuda a complexidade das Letras pressupõe-se adorador de poetas. Um tipo de ditadura? Luto contra ela.

Acho muito mais poético o conto literário. Alguns escritores como - cito aqui meus favoritos nesse ramo - Rubem Fonseca, Guimarães RosaEdgar Allan Poe Anton Tchekhov expressam, por meio de suas narrativas, histórias recheadas de simbolismos que, para mim, são muito mais fortes e (nem sempre) imediatos. Além disso, o conto possui o enredo, coisa que muitas vezes um poema não tem, pois é ligado à subjetividade de quem o escreve. O "contar histórias" é muito importante para minha cativação, entendimento e excitamento.

A poesia está inserida nos fatos do cotidiano? Do que se compõe a poesia? Onde está a poesia? Encontrarei a poesia? Quero encontrar a poesia? Não há uma resposta padrão. Quem sabe, depois de estudar todas as teorias que puder e entender o que os poetas dizem, eu possa dizer que a vi de relance. Ou que nunca a vi mais gorda.

P.S.: como puderam notar, atrasei o prazo de postagem, por motivos de dentro e fora da universidade. Espero não mais cometer tais atrasos. Agradeço a compreensão de meus fiéis leitores e seguidores.

11 comentários:

  1. São poucos os poetas que me encantam. Tem um seguidor meu que o acho excelente poeta. Tem uns poemas que ele faz que são fantástico. Por outro lado muitas gente se sente poeta sem ser. É complicado isso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Poesias e/ou poemas nunca fizeram parte da minha história de vida!

    Caso eu recebesse alguma cartinha com estes textos de alguém que eu gostasse muito, eu ficava decepcionada. Sério mesmo. Preferia que fosse palavras vindos da própria pessoa, mesmo que com erros ortográficos e 'tals'. Enfim, saberia que foi feita por um pequenino instante e, ainda, exclusivamente para mim.

    Por isso, abstenho-me de ler estes tipos de linguagem..

    Enfim, é apenas uma escolha minha!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. (eu achei que já tinha comentado, acho que deu erro. comento de novo.)

    a poesia está por aí, assim como a prosa.
    basta sentir. é questão de sentimento, na minha opinião.
    e eu acredito que você não é tão insensível a
    essa presença. senão não acharia beleza em certas coisas. talvez só seja um pouco resistente.
    não se prenda tanto à teoria de quem disso isso ou aquilo,
    a não ser para deixar seu boletim azul.

    Permita-se poetizar !

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo plenamente com a Aline. A poesia é sentimento. É quando você sente tanto que não há maneira melhor de se expressar do que em texto cantado. Permita-se escrever palavras soltas numa folha em branco e dê a elas o ritmo que der pra dançar.

    Boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  5. poesia é uma coisa muito particular, eu não sinto lendo o q o poeta sentiu escrevendo, e olha q muita gente diz q sente a mesma coisa q o escritor, esses eu acho exagerados, mas cada um sabe o q sente né? gosto de poesia, mas sou fã mesmo é de contos e textos e enredos e coisas com princípio meio e fim.

    ResponderExcluir
  6. Insensíveis que achamos que somos...da próxima vez que for ao bar da tia repare na placa Rua sem saída. Quem sabe?!

    ResponderExcluir
  7. Eu escrevo poemas, a facilidade para escrever depende muito de como estou, mas confesso que só entendo os meus. Na aula de literatura esse ano estou estudando sobre esse gênero também, confesso que de todos que já estudei em sala nenhum entendi sem a explicação do professor. Acredito que a poesia não é algo para ser séria, entendia, estudada, e sim para ser sentida, e só quem escreveu tal poema vai poder senti-lo de verdade. Poetas são moribundos, preguiçosos e cansados da rotina, um exemplo seria a geração que Alvarez de Azevedo fez parte.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o Manoel de Barros diz algo interessante sobre isso,veja se consegue assistir o "Só dez por cento é mentira" no Youtube.. algo como: a poesia existe nos fatos? se existe... mas não serve para nada além dela mesma...A escola regular faz com que a gente se afaste da poesia(enquanto ritmo, sonoridade, lúdico experimento) que estava em nós quase como um instinto natural (se lembra dos versos que escrevemos quando crianças?) Então, acho que a lógica (se há alguma) da poesia é mesmo distinta da prosa e quando percebemos isso deixamos de procurar esse significante/significado tão claro em um poema...e ai nos permitimos enxergar aquela coisa de que diz Jose Paulo Paes, "poesia é brincar com as palavras, assim como se brinca com bola, papagaio, pião..." e assim vai.

    ResponderExcluir
  9. mas como você disse também vejo muita poesia na prosa de escritores como os que você citou.

    ResponderExcluir
  10. Difícil comparar uma poesia a um conto. É claro que o segundo pode ser poético, mas sua poética é diferente da que há num poema.
    Penso também que gostar ou não de poesia não é questão de percepção e sim de "afinidades estéticas". Numa conversa esses dias, uma amiga disse que não gosta de poesia porque gosta de histórias longas, com desenvolvimento, ou como você disse, enredo.
    O que me encanta na poesia é justamente sua concisão, gosto de sentir várias emoções/sensações com a leitura de apenas alguns versos.
    Do mais, gostei do texto e se você encontrar a poesia por aí, diga a ela que mando lembranças.

    ResponderExcluir